sábado, março 14, 2009

«Novo Romanceiro do Arquipélago da Madeira» - Pere Ferre e Sandra Boto

Edição: Funchal 500 Anos
Idioma: Português
Formato: 17 x 24 cm
Páginas: 626
ISBN: 978-989-95637-1-1
Preço: 25 €

Este Novo Romanceiro do Arquipélago da Madeira inscreve-se como compilação das versões de romances tradicionais recolhidas entre 1980 e 1983 no Arquipélago da Madeira pela equipa de Pere Ferré, nos inícios da já longínqua década de oitenta do século passado.
Boa parcela das versões resultantes da primeira recolha madeirense por ele dirigida em 1981 foi publicada no ano imediatamente seguinte, na obra Romances Tradicionais, que se instituiu como um verdadeiro marco no que respeita à divulgação de uma tradição romancística madeirense fecundíssima — a avaliar pela quantidade de textos que divulga — e até aí parcamente conhecida, mas, fundamentalmente, pela qualidade dos mesmos e ainda pela presença de um romanceiro tradicional raríssimo em território português, comprovado por temas como a “Morte do Rei D. Fernando”, as “Queixas de D. Urraca” ou os romances pertencentes ao ciclo épico do Cid.
Outras versões, desta feita provenientes da campanha de recolhas de 1983, tinham sido, por sua vez, publicadas no número 454 da revista Vértice, correspondente aos meses Maio / Junho desse ano. Não obstante, muitos outros textos ficaram então de fora, tendo permanecido inéditos até ao presente.
A actual edição oferece, na íntegra, essa colecção de romances tradicionais.O Novo Romanceiro do Arquipélago da Madeira, coligido por Pere Ferre e editado por Sandra Boto, inclui Romances Tradicionais de Assunto Profano, passando pelos Romances Devotos Tradicionais e pelos Romances Devotos Vulgares até ao Romanceiro Religioso propriamente dito, sendo preocupação dos autores repoduzir nestas classificações temáticas os modelos tradicionais da Madeira, respeitando os protótipos de contaminação típicos da zona.
[A partir da Introdução de Sandra Boto]


in http://www.funchal500anos.com/04_detalhe.asp?ano=2008&id=262

PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA - Francisco de Andrade

Andrade , Francisco de - PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA ,  Funchal: Typographia Nacional, 1844. https://archive.org/stream/pri...