sábado, março 14, 2009

«A Madeira Vista por Escritores Portuguese (Séculos XIX e XX) - Rui Nepomuceno

Edição: Funchal 500 Anos
Idioma: Português
Formato: 17 x 24 cm
Páginas: 224
ISBN: 978-989-95637-8-0
Preço: 15 €
Rui Firmino Faria Nepomuceno nasceu no Funchal em 10 de Maio de 1936 e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, onde participou activamente nas lutas académicas contra a ditadura e militou no apoio às canditaduras à Presidência da República do Dr. Arlindo Vicente e depois do General Humberto Delgado.
Em 1961-1963 interrompeu o curso universitário e combateu no Norte de Angola, onde foi 2º Comandante da Companhia de Caçadores nº 167, comandada pelo General (então capitão) Mário Firmino Miguel, tendo colaborado com Manuel Alegre na tentativa para derrubar o colonialismo.
Obtida a licenciatura, em 1965, voltou ao Funchal para exercer Advocacia. Em 1992, foi eleito membro do Conselho Distrital da Ordem dos Advogados da Madeira e, e em 2002, Vice-Presidente do Conselho Deontológico dessa Ordem.
Na qualidade de Político lutou pela conquista da Liberdade, tendo subscrito, em 1969, a célebre Carta a Um Governador, onde entre outras críticas ao regime, se reivindicava a Democracia e a Autonomia Política para o Arquipélago da Madeira. Foi ainda deputado à Assembleia Legislativa Regional, em 1993 e autarca das Assembleias de Freguesia de Santo António e de São Martinho no Funchal.
Em 2005, foi eleito Presidente da Assembleia Geral da Associação de Escritores da Madeira, tendo escrito artigos de cariz histórico, político e sociológico para o Comércio do Funchal, o Diário de Notícias e as revistas Islenha, Margem e Ilharq. Em 1994, publicou As Crises de Subsistência na História da Madeira e, em 2003, Uma Perspectiva da História da Madeira (Ed. Caminho), e em 2006, a editora Campo das Letras lançou a sua História da Madeira – Uma Visão Actual.
Ao analisar os ensaios históricos do autor, Urbano Tavares Rodrigues salienta o «escrúpulo da investigação rigorosa e exaustiva, a clareza, e a elegância da escrita» e refere que "nunca uma documentação tão rica e variada foi seleccionada e reunida em obra, que, como esta, reconstitui o verdadeiro rosto da Madeira e do seu povo, através do tempo. (…) Jurista de profissão, homem de cultura, fascinado pelos ideais, mas também pelas artes e acima de tudo solidário com o povo da sua pátria e da sua terra natal, Rui Nepomuceno consegue imprimir aos seus escrupulosos estudos, uma vida e um calor que só possuem as páginas bafejadas pelo amor e pela esperança".
in http://www.funchal500anos.com/04_detalhe.asp?ano=2008&id=270

Historie del S.D. Fernando Colombo - Fernando Colón

Colón , Fernando; Ulloa , Alfonso de; Pané , Ramón  - Historie del S.D. Fernando Colombo; : nelle quali s'ha particolare, & v...