quarta-feira, junho 23, 2010

Alberto Augusto de Almeida Pimentel - biblioteca Municipal Rocha Peixoto

Foi, graças ao seu bom relacionamento com na capital do País, que a Associação Comercial viu a sua pequenina biblioteca enriquecida de novos livros que lhe deram muita vida e muito contribuíram para a divulgação da cultura entre os sócios e não só.
Como prova do mais alto reconhecimento pelo muito que fez em prol da Associação Comercial, Alberto Pimentel foi nomeado sócio honorário em assembleia-geral de 1 de Junho de 1894. (…)Alberto Pimentel, bairrista 100%, nutria uma verdadeira paixão pelo distrito do Porto – o “meu distrito”, como teria dito amorosamente na sua obra “Luar de Saudades”, ao referir-se ao seu regresso, em 1891, à Câmara dos Deputados. “Foi uma eleição renhida; ficou célebre por suas variadas peripécias” – recordou. (…)

Alberto Pimentel, de seu nome completo, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, nasceu na cidade do Porto a 14 de Abril de 1849 e faleceu em Queluz a 19 de Julho de 1925, com 76 anos. Como escritor deixou uma vasta e valiosa obra literária; foi jornalista, crítico humorista, contista, historiador, romancista, escritor teatral, cronista e folclorista. Foi talvez o maior biógrafo de Camilo, de quem foi discípulo e amigo. No campo político, desenvolveu também notável actividade, tendo pertencido ao Partido Regenerador. Eleito deputado em diversas legislaturas pelo círculo da Póvoa de Varzim, ficaram célebres as eleições realizadas na Igreja da Lapa em 23 de Outubro de 1892, que rijamente disputou com o candidato progressista Padre Francisco Leite Morais, a quem venceu, com o apoio da nossa classe piscatória, tendo havido grande alteração da ordem pública. Defendeu no Parlamento a divisão dos concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde pelas Portas Fronhas e foi um acérrimo defensor dos interesses poveiros, deixando numerosos escritos enaltecendo a Póvoa, onde passava as suas férias.

BARBOSA, Jorge – Toponímia da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. VI, nº 2 (1967), pág. 186.


http://ww.cm-pvarzim.pt/biblioteca/index.php?op=h_personalidades&id=12

PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA - Francisco de Andrade

Andrade , Francisco de - PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA ,  Funchal: Typographia Nacional, 1844. https://archive.org/stream/pri...