sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Palavras d' aquintrodia - Ana Cristina Figueiredo (2011)


Figueiredo, Ana Cristina – PALAVRAS D’AQUINTRODIA (estudos sobre regionalismos madeirenses), Fonte da Palavra, 2011.

Este livro resulta de uma investigação desenvolvida no âmbito da tese de mestrado da autora, na área da linguística portuguesa, mais especificamente no domínio da dialectologia. A dissertação que está na sua origem foi defendida na Universidade da Madeira, em Janeiro de 2005 e foi posteriormente revista e aumentada, tendo em vista a sua publicação.


Palavras d’aquintrodia (estudo sobre regionalismos madeirenses)
fornece uma listagem cronologicamente organizada de referências bibliográficas de trabalhos já existentes acerca do dialecto madeirense, que se encontravam, na maior parte dos casos, dispersas em publicações e trabalhos, alguns deles de difícil acesso. Além disso, apresenta um glossário constituído por um corpus de trezentos e cinquenta regionalismos madeirenses sobre os quais veicula uma série de informações como a etimologia, a transcrição fonética, a classificação morfológica, a definição, entre outros, dando conta do seu registo ou não em diversos dicionários de língua padrão, bem como em várias colectâneas de madeirensismos. Classifica os vocábulos por áreas temáticas e faz também uma retrospectiva dos principais problemas encontrados nos glossários consultados.


Este estudo apresenta-se como um contributo para o estudo do riquíssimo universo de regionalismos da Região Autónoma da Madeira e é o culminar de um longo processo de investigação. A sua divulgação em livro é, pois, uma mais-valia para o estudo das especificidades linguísticas da RAM.

No texto do Professor Doutor João Malaca Casteleiro, que serve de prefácio a este livro, pode ler-se:

"A presente obra constitui, pois, um trabalho muito importante no que concerne ao levantamento e estudo criterioso dos regionalismos lexicais madeirenses, o qual visa abrir caminho a outros estudos congéneres sobre o falar madeirense, na sua riqueza e diversidade."

Na Ilha da Madeira: hospital improvisado - António Balbino Rego (1901)

Rego , António Balbino - Na ilha da Madeira : hospital improvisado , Porto : Vap. da Emprêsa Litteraria e Typographica, 1901. https://a...