sexta-feira, maio 28, 2010

Relaçaõ e descripçaõ de Guiné (...) - André Alvares d' Almada (1733)

Almada, André Alvares d' - Relaçaõ e descripçaõ de Guiné : na qual se trata das varias naçoens de negros, que a povoaõ, dos seus costumes, leys, ritos, ceremonias, guerras, armas, trajos, da qualidade dos portos, e do commercio, que nelles se faz, Lisboa Occidental : Na Officina de Miguel Rodrigues, 1733.
Sobre este autor vide a recensão crítica feita por José Manuel Garcia, aquando de uma reedição desta obra em 2006:
André Álvares de Almada foi o primeiro escritor luso-caboverdiano, pois nasceu no século XVI na ilha de Santiago, Cabo Verde, sendo filho do capitão Ciprião Álvares de Almada, "nobre e um dos principais daquela ilha" e de uma "mulher parda", e "neto de uma mulher preta por parte de sua mãe". Esta personalidade, fruto da miscigenação dos Descobrimentos, foi "capitão" e comerciante nas ilhas de Cabo Verde e na Guiné, e, em 1598, foi recompensado com o hábito de cavaleiro da Ordem de Cristo. Destacou-se nos anais da historiografia portuguesa da expansão porque, em 1594, nos deixou um precioso manauscrito com um Tratado breve dos rios de guiné do cabo verde des do Rio de Sanaga ate os baixos de Santa Anna; de todas as nações de Negros q(ue) ha na ditta costa, e de seus Costumes, armas, trajes, juramentos, guerras, que apenas foi editado em 1733 de forma deficiente e em 1841 correctamente por Diogo Kopke, tendo-se-lhe depois seguido outras edições, de que a última é a que aqui se apresenta. O presente livro corresponde à reedição de uma obra que em 1994 foi publicada pelo Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (com introdução, modernização do texto e notas de António Luís Ferronha) que, juntamente com a Comissão dos Descobrimentos, divulgou uma parte importante da Cultura Portuguesa, missão agora apenas mantida pela Comissão Municipal dos Descobrimentos, da Câmara Municipal de Lagos. O Tratado de André Álvares de Almada é um clássico para o conhecimento da história de regiões e povos africanos na África Ocidental, nas suas vertentes etnográfica, antropológica, histórica, geográfica e económica.

PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA - Francisco de Andrade

Andrade , Francisco de - PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA ,  Funchal: Typographia Nacional, 1844. https://archive.org/stream/pri...