domingo, maio 23, 2010

Domingos Caldas Barbosa.O poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800) - José Ramos Tinhorão (2004)

Domingos Caldas Barbosa
O poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800)

José Ramos Tinhorão

240 p. - 14 x 21 cm

ISBN 85-7326-297-4
2004

Mulato nascido no Rio de Janeiro em 1740, filho de um funcionário real português com uma escrava de Angola, Domingos Caldas Barbosa é um símbolo da miscigenada cultura de nosso país. Formado no Colégio dos Jesuítas do antigo Morro do Castelo, serviu na fronteira sul do Brasil como soldado para depois ingressar, já em Portugal, na prestigiosa Universidade de Coimbra. Com a morte do pai, perde a condição econômica e passa então a viver unicamente de seu talento de poeta e compositor, destacando-se entre seus pares portugueses graças a seu estilo inovador que, transitando da boemia das ruas ao Arcadismo das cortes, foi pioneiro em incorporar as influências rítmicas trazidas do Brasil. Neste livro, José Ramos Tinhorão rastreou vida e obra do autor da Viola de Lereno para encontrar, entre novos dados biográficos e escritos inéditos localizados, sua face mais importante: a de um precursor da música popular brasileira.

Sobre o autor

Um dos principais historiadores da música brasileira, José Ramos Tinhorão nasceu em Santos, em 1928, e se criou no Rio de Janeiro. Formou-se na primeira turma do primeiro curso de jornalismo no Brasil. Desde cedo colaborou em diversas publicações, como as revistas Da Semana, Veja e Nova e os jornais Diário Carioca e Jornal do Brasil. Em 1966 estreia em livro com Música popular: um tema em debate e A província e o naturalismo. Desde então, publicou quase trinta livros, boa parte dos quais pela Editora 34.

Seu rico acervo de discos, partituras, fotos e livros foi adquirido pelo Instituto Moreira Salles, que desde 2001 o colocou à disposição dos interessados na Coleção José Ramos Tinhorão.

Sobre esta obra poderá consultar:

PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA - Francisco de Andrade

Andrade , Francisco de - PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA ,  Funchal: Typographia Nacional, 1844. https://archive.org/stream/pri...