quinta-feira, outubro 22, 2009

Insecta Maderensia : Vida e obra de Thomas Vernon Wollaston


O Museu Municipal do Funchal (História natural) esteve representado no Workshop "Encontros de biodiversidade na Madeira: O Legado de Darwin" que decorreu na Universidade da Madeira de 28 a 30 de Maio do corrente ano (2009), com a presença de uma exposição intitulada «Insecta Maderensia : Vida e obra de Thomas Vernon Wollaston».

Thomas Vernon Wollaston, nasceu em Scotter (Lincolnshire, Inglaterra) em Março de 1822. Um ano após a sua graduação, em Cambridge, adoeceu com tuberculose quando tinha apenas 24 anos. Esta circunstância fez com que elegesse a Ilha da Madeira para passar o Inverno de 1847-48. Nesta sua primeira viagem e com o objectivo de ocupar o seu tempo, realizou várias colheitas de insectos e conchas que depois se tornaram num importante projecto científico de estudo geográfico da coleopterofauna das Ilhas Atlânticas.

Voltou à Madeira noutras ocasiões, perfazendo ao todo 7 viagens à nossa ilha. Os seus estudos alargaram-se às Ilhas Selvagens, Canárias (2 viagens), Cabo Verde e Santa Helena. Devemos a Wollaston a base científica da entomologia da Macaronésia.

Morre de uma repentina hemorragia pulmonar em Teighnmouth (Devon) a 4 de Janeiro de 1878, aos 56 anos. Além da detalhada cronologia das suas viagens e das suas principais obras, documenta-se também nesta exposição, coordenada pela Drª. Ysabel Gonçalves, Conservadora de Entomologia do Museu Municipal do Funchal (História Natural), o destino do material por ele colhido, as chamadas «Colecções Wollaston» (Londres, Oxford e Washington).

PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA - Francisco de Andrade

Andrade , Francisco de - PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA ,  Funchal: Typographia Nacional, 1844. https://archive.org/stream/pri...