terça-feira, março 23, 2010

Catálogo das obras impressas nos séculos XV e XVI - (SCML 1992)

Excelente catálogo, sendo o primeiro de uma série publicados pela SCML sobre o valioso espólio bibliográfico que a mesma possui. Em 1994 foi publicada uma segunda edição revista e aumentada.
«(...) A colecção pode ser considerada, a seguir às das grandes instituições, como uma das mais importantes de Portugal.
Os três incunábulos e as 130 obras impressas do século XVI representam verdadeiras jóias dos melhores momentos da imprensa do Renascimento e, se acaso não são em quantidade comparável às espécies referidas nas bibliografias citadas ao longo do catálogo, nem por isso deixam de ter um significado enorme tanto para o conjunto das obras impressas em Portugal quanto no que respeita às demais tipografias da Europa.(...)» - excerto do texto de Dr. José V. de Pina Martins, na Apresentação desta obra. O texto contém não só informações sobre as obras constantes deste catálogo mas elementos sobre a constituição desta biblioteca.

Historie del S.D. Fernando Colombo - Fernando Colón

Colón , Fernando; Ulloa , Alfonso de; Pané , Ramón  - Historie del S.D. Fernando Colombo; : nelle quali s'ha particolare, & v...