quarta-feira, janeiro 20, 2010

LEILÃO DA IMPORTANTE BIBLIOTECA DO DISTINTO BIBLIÓFILO DR. LAUREANO BARROS, ORGANIZADO PELA LIVRARIA MANUEL FERREIRA



LEILÃO DA IMPORTANTE BIBLIOTECA DO DR. LAUREANO BARROS,
ORGANIZADO PELA LIVRARIA MANUEL FERREIRA

Porto, 7 de Janeiro de 2010

A Livraria Manuel Ferreira anuncia neste início de novo ano a realização da segunda parte do leilão da Biblioteca do Dr. Laureano Barros, uma das mais valiosas bibliotecas particulares constituídas no século XX.Este leilão, a decorrer entre os dias 21 a 23 e 27 a 30 e Janeiro, realizar-se-á no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto, com início às 21 horas. A terceira parte, com data a definir, será oportunamente anunciada.Nesta segunda parte destacamos o excepcional espólio de manuscritos e edições de Luiz Pacheco, que apresentaremos para venda em exclusivo no último dia; as «Leis Extravagantes» de Duarte Nunes de Leão, datadas de 1569; a edição original de «» de António Nobre: de Almada Negreiros salientamos a polémica edição do «Manifesto Anti-Dantas», «K4 Quadrado Azul», «Bailados Russos em Lisboa», assim como a muito esclarecedora edição d’«A Questão dos Painéis»; entre outras, as revistas «Orpheu» e «Manifesto» estarão disponíveis nesta segunda parte; de Almeida Garrett, «Viagens na Minha Terra», «Folhas Caídas», o semanário «O Chronista» totalmente redigido por Garrett; de Herberto Helder, a raríssima edição publicada por Luiz Pacheco nas edições Contraponto, «O Amor em Visita», «A Colher na Boca», segundo livro do autor, assim como o raríssimo catálogo de uma exposição de pintura de Maria Paulo, com texto em prosa de Herberto Helder.
Entre muitos outros, salientamos ainda autores incontornáveis da cultura portuguesa como Frei Bartolomeu dos Mártires, Francisco Rodrigues Lobo, Francisco Manuel de Melo, António de Sousa Macedo, Francisco Sá de Miranda, Damião de Gois, Fernão Lopes, António Pereira de Figueiredo, Tomás António Gonzaga, Agostinho de Macedo, Alexandre Herculano, Guerra Junqueiro, Oliveira Martins, Ramalho Ortigão, Gomes Leal, Wenceslau de Moraes, Manuel Laranjeira, Egas Moniz, Vitorino Nemésio, Fernando Namora, Pedro Homem de Mello, Vergílio Ferreira, Alexandre O’Neill, António Maria Lisboa, António Gedeão, Ana Hatherley.
Do espólio desta admirável biblioteca. A leiloar na terceira parte do leilão, ficam a aguardar as primeiras edições de «Peregrinação» de Fernão Mendes Pinto, as primeiras edições dos «Sermões» do Padre António Vieira e do raríssimo «Livro de Cesário Verde»; as edições originais das obras de Verney e a dos autores que se vincularam à polémica que o seu «Verdadeiro Método de Estudar» trouxe a lume; outras referências da literatura portuguesa do século passado como Teixeira de Pascoaes, Camilo Pessanha, Fernando Pessoa, António Pedro, José Cardoso Pires, Eça de Queiroz, Antero de Quental, José Régio, Aquilino Ribeiro, José Saramago, Jorge de Sena, Miguel Torga, Carolina Michaelis de Vasconcelos, Mário de Sá Carneiro, Leite de Vasconcelos, Mário Cesariny de Vasconcelos, Cesário Verde. (...)
O texto do press release foi retirado de:
Os catálogos do leilão que decorrerá durante entre os dias 21 a 23 e 27 a 30 de Janeiro, estão disponíveis em: http://www.livrariaferreira.pt/
Ainda pensei efectuar uma selecção pessoal das obras que constam deste catálogo, mas o mesmo é constituído de tantas obras de inegável raridade e qualidade que a lista seria demasiado longa.
Presumo que nos últimos anos, embora eu seja jovem nestas andanças, não tenha surgido à venda uma tão rica e importante biblioteca.
Por um lado é com pena que assisto à dispersão de uma biblioteca, por outro lado é uma oportunidade de adquirir algumas obras raras.
Ao olhar para as obras que constam desta biblioteca tenho a perfeita noção da pequenez da minha modesta colecção.
Parabéns à Livraria Manuel Ferreira por mais esta organização e acima de tudo pelos excelentes catálogos.

Historie del S.D. Fernando Colombo - Fernando Colón

Colón , Fernando; Ulloa , Alfonso de; Pané , Ramón  - Historie del S.D. Fernando Colombo; : nelle quali s'ha particolare, & v...