quarta-feira, abril 29, 2009

Lista das obras publicadas de Vieira

(...)
LISTA DAS OBRAS PUBLICADAS DE VIEIRA

VIEIRA, Antônio, S.J. (1608-1697):

EDIÇÃO PRÍNCIPE
  • Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: primeyra parte. Dedicada ao Principe, N.S.. Lisboa, Ioam da Costa, 1679, (v.1)
  • Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: segunda parte. Dedicada no panegírico da Rainha Santa ao Sereníssimo Nome da Princesa N.S.D. Isabel. Lisboa, Miguel Deslandes, 1682, (v.2)
  • Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: terceira parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1683, (v.3)
  • Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: quarta parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1685, (v.4)
  • Maria Rosa mystica: excellencias, poderes, e maravilhas do seu rosario, compendiadas em trinta sermoens asceticos, & panegyricos sobre os dous evangelhos desta solennidade novo & antigo; offerecidas a soberana magestade da mesma senhora pelo P. Antonio Vieira, da Companhia de Jesv da Província do Brasil, em comprimento com hum voto feito, & repetido em grandes perigos da vida, de que por sua immensa benignidade, & poderosissima intercessao sempre sahio livre. I parte, Lisboa, Miguel Deslandes, 1686, (v.9)
  • Maria Rosa mystica (...). Lisboa, Impressão Craesbeeckiana, 1687, (v.10)
  • Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: Quinta parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1689. (v.5)
  • Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: Sexta Parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1690 (v.6)
  • Palavra de Deos empenhada, e desempenhada: empenhada no Sermam das exequias da Rainha N. S. Dona Maria Francisca Isabel de Saboya; desempenhada no Sermam de acçam de graças/ pelo nascimento do Principe D. Joaõ primoge-/nito de SS. Magestades... Prégou hum, & outro o P. Antonio Vieyra...O primeyro. na Igreja da Misericordia da Bahia, em 11. de Setembro, ... de 1684. O segundo na Cathedral da mesma cidade, em 16. de Dezembro, ... de 1688. Lisboa, na officina de Miguel Deslandes, 1690 (v. 13)
  • Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: Septima parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1692 (v.7)
  • Xavier dormindo, e Xavier acordado: dormindo, em tres Orações panegyricas no triudo da sua festa, dedicadas aos tres principes que a Rainha Nossa Senhora confessa dever à intercessão do mesmo santo; acordado em doze Sermoens panegyricos, moraes, & Asceticos, os nove da sua novena, o decimo da sua canonização, o undecimo de seu patrocinio, author o Padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesu, prègador de Sua Magestade. Oitava parte. Lisboa, Miguel Deslandes, 1694.(v.8)
  • Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: Undecima parte, offerecida à serenissima Rainha da Grã-Bretanha. Lisboa, Miguel Deslandes, 1696.(v. 11)
  • Sermoens do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, prégador de Sua Alteza: Parte duodecima dedicada à purissima conceição da Virgem Maria senhora nossa. Lisboa, Miguel Deslandes, 1699. (v.12)
  • Sermoens, e varios discvrsos do Padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesu , prégador de sua magestade. tomo XIV obra posthuma dedicada a' purissima conceiçam da Virgem Maria Nossa Senhora. Lisboa: Valentim da costa deslandes, 1710.
  • Sermões varios, e tratados, ainda naõ impressos , do grande padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesus; offerecidos a' Magestade Delrey D. Joaõ V. Nosso Senhor, pelo p. André de Barros da Companhia de Jesus. tomo XV. e de Vozes Saudosas tomo II. Lisboa: Manoel da Sylva, 1748
Os volumes XIV e XV são póstumos e não foram organizados por Vieira, mas pelo jesuíta André de Barros, que contabilizou como volume XIII o Palavra de Deus empenhada.

EDIÇÕES EM FOLHETOS
  • Serman que pregou o R. P. Antonio Vieira da Companhia de Jesus, na Capella Real o Primeiro de Janeiro de 642 (Sermão dos Bons Anos). Lisboa: Lourenço de Anueres: 1642 (outras impressões: 1565, 1671)
  • Serman que pregov o P. Antonio Vieira da Companhia de Iesus na Caza professa da mesma Companhia em 16. De Agosto de 1642. Na festa que fez a S. Roque Antonio Tellez da Silva do Concelho de Guerra de Sua Magestade Governador, & Capitam Geral do Estado da Brasil &c (Sermão de S. Roque) Lisboa: Domingos Lopes Rosa, 1642 (outras impressões: 1645, 1654, 1658, 1659)
  • Serman que pregou o R. P. Antonio Vieira da Cõpanhia de Jesv, na Igreja das Chagas, em a festa, ~q se fez a S. Antonio, aos 14 de Set~ebro de 642. Tendose publicado as Cortes pera o dia seguinte (Sermão de S. Antônio). Lisboa: Domingiues Lopes Roza, 1642 (outras impressões: 1645, 1658, 1672)
  • Serman do esposo da may de Deos S. Ioseph. No dia dos Annos del Rey nosso Senhor Dom Ioam IV. Que Deus quarde por muytos, & felicissimos. Prègou o na Capella Real o P. Antonio Vieira da Companhia de IESV Prègador de S. Magestade. Lisboa, Domingos Lopes Rosa, 1644 (outras impressões: 1655, 1658, 1659, 1673).
  • Sermam de S. Ioam Baptista na profissam da Senhora Madre Soror Maria da Cruz, filha do Excelentissimo Duque de Medina Sydonia, sobrinha da Raynha N. S. Religiosa de Sam Francisco. No Mosteiro de N. Senhora da Quietaçam das Frem~egas. Em Alcantara. Esteve o Santissimo Sacramento exposto. Assitirão suas magestades & Altezas. Pregovo o P. Antonio Vieira da Companhia de Iesv (Sermão de S. João Batista) Lisboa: Domingos Lopes Rosa, 1644 (outras impressões: 1652, 1658, 1659).
  • Serman, que pregou o P. Antonio Vieira da Companhia de JEUS na Misericórdia da Bahia de todos os Santos, em dia de Visitação de Nossa Senhora, Orago da Casa, Assistindo o Marquez de Montalvão Visorrey daquelle Estado (S. da Visitação de Nossa Senhora) Lisboa: Domingos Lopes Rosa, 1654 (outras impressões. 1655, 1658)
  • Oraçam fvnebre, que disse o R. P. Antonio Vieira da Companhia de Iesv, Prègador de Sua Magestade. No Convento de S. Francisco de Xabregas nas exequias da senhora Dona Maria de Ataide (Exéquias de D. Maria Ataíde) Lisboa: Crasbeeckiana, Lisboa, 1650 (outras impressões: 1650; 1658).
  • Maravigliosa Predica per fare Veri Predicatori del P. Antonio Vieira della Compagnia de Giesù. Sopra lê parole di S. Luca à gl’otto ‘Semum est Verbum Dei’ (S. da Sexagésima) Nápoles: Luc’Antonio di Fusco, 1668.
  • Serman historico, e panegyrico do P. Antonio Vieyra da Companhia de Iesv, de Sua Magestade, nos annos da Serenissima Rainha N.S. Offerecido a Sva Magestade pello R. P. Manoel Fernandes, da mesma Companhia, Confessor do Principe Regente (S. Histórico e Panegírico nos Anos da Rainha) Lisboa: Ioam da Costa, 1668 (outras impressões: Saragoça, 1668)
  • Serman Gratulatorio e Panegyrico, que pregou o Padre Antonio Vieyra, da Companhia de Jesu Pregador de Sua Megestade, Na menhãa do dia de Reys, sendo presente com toda a Corte, o Principe nosso Senhor ao Te Deum, que se cantou na Capella Real. Em acçam de graças pelo felice Nacimento da Princeza Primogenita de que Deos fez Mercê a estes Reynos na madrugada do mesmo dia, deste anno M.DC.LXIX. (S. Gratulatório e Panegírico) Évora: Imprensa da Universidade, 1669.
  • Sermam das Chagas qve pregou o R. P. Antonio Vieira da Companhia de Iesus, pregador de S. Alteza, no Octauario da mesma festa, & na Igreja da mesma Invocaçam em Roma. Traduzido de italiano em portuguez por Ioam de Mesqvita Arroyo (S. das Chagas de São Francisco). Roma: Varese, 1675.
  • Sermoni detti da Gian Paolo Oliva e da Antonio Vieira della Compagnia de Giesù nella Sollenità del B. Stanislao (S. do beato Estanislau) Roma: Lazzari Varese, 1675.
  • Sermam da Cinco Pedras de David, em cinco discursos moraes. Prègados à ser à Sereníssima Rainha de Suecia Christina Alexandra, em lingua italiana na Corte de Roma, traduzidos na Portugueza por ordem, & aprovaçaõ do Author – Notycia previa feita pelo Author, quando traduzio esta Obra na lengua Castelhana no anno de 1676 (S. das Cinco Pedras de David). Roma: Ignatio de Lazari, 1676 (outra impressão: Madri, 1676)
  • Palavra de Deos empenhada; Sermam nas exequias da Rainha N.S. D. Maria Isabel de Saboya, que prégou o P. Antonio Vieyra da Companhia de Jesu, prégador de Sua Magestade, na Misericordia da Bahia, em 11 de Setembro, anno de 1684 - Vaõ emendados nesta impressaõ os erros intoleraveis da primeira: & mais declaradas alg~uas cousas que entaõ se entendèraõ mal: & tambem deixada alg~ua, que ainda agora corria o mesmo risco (S. das Exéquias da Rainha) Lisboa: Miguel Deslandes, 1685.
OUTRAS PRIMEIRAS EDIÇÕES
  • Historia do Futuro. Livro anteprimeiro prologomeno a toda a historia do Futuro, em que se declara o fim, & se provão os fundamentos della. Materia, Verdade, e utilidades da Historia do Futuro. Escrito pelo Padre Antonio Vieira da Companhia de JESUS, Prègador de S. Magestade. Lisboa, Antonio Pedrozo Galram, 1718.
(Para uma lista de edições das obras de Vieira, organizada por século, pode ser consultada um catálogo específico da Biblioteca da Ajuda que dá conta da coleção existente na Biblioteca - apesar de incompleta, pois relativa ao acervo da Ajuda, dá uma idéia geral bastante interessante)

EDIÇÕES REVISADAS, CRÍTICAS, ANTOLOGIAS

Sermões

Edições integrais, a partir da Edição Príncipe
  • Sermões. Obras completas do Padre Antônio Vieira. (Prefaciado e revisto pelo Pe. Gonçalo Alves). Porto: Livraria Chardron, 1907-1909, 15v. Várias reedições, entre elas: Porto: Lello e Irmãos 1951, 15v, Porto: Lello, 5v. 1959.

Edição mais conhecida e utilizada. Apesar de se chamar de obras completas, traz somente os 207 sermões da edição príncipe. Os sermões foram dispostos seguindo o calendário litúrgico, modificando a disposição da edição príncipe. Traz algumas notas, mas em geral poucas e de teor religioso e não crítico. Na edição em 15 volumes, é encontrada com facilidade em sebos, em várias re-impressões e diferentes encadernações. A edição em cinco volumes somente juntou de 3 em 3 os volumes e fez uma edição em papel bíblia. Há re-impressões novas dessa versão em 5 volumes em livrarias.

  • Sermões do Padre Antônio Vieira. (Reprodução facsimilada da edição de 1679, com uma explicação preambular por Augusto MAGNE S.I.). São Paulo: Editora Anchieta, 1943-1945, 16 volumes.
Muito boa, substitui plenamente a consulta à edição príncipe, com exceção para os estudiosos das edições, tipografias e bibliófilos, obviamente. É somente encontrada em sebos.
  • Sermões. (Ed. brasileira adaptada a ortografia oficial, acrescida de sumarios explicativos antecedendo cada capítulo e com textos revistos e corrigidos por Frederico Ozanam Pessoa de Barros; sob a supervisao do padre Antônio Charbel e do prof. A. Della Nina). São Paulo: Ed. das Américas, 1957, 24 volumes.
Boa edição, segue a ordem dos sermões da edição príncipe. Além de reproduzir os títulos completos, as licenças e prefácios dos volumes da edição príncipe, apresenta um sumário de tópicos no início de cada sermão e traduz as passagens bíblicas em latim. Também só se acha em sebo.
  • Sermões. (edição organizada por Luiz Felipe Baêta Neves) Erechim, RS: Edelbra, 1998, 12v.
É um re-edição dos Sermões da Edaméricas, feita pelo antropólogo e historiador Luiz Felipe Baêta Neves. Há em algumas livrarias para vender (livraria Leonardo Da Vinci, RJ) e alguns dos primeiros volumes (1 a 5) podem ser baixados em formato PDF ou RTF no site da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

(...)

In: http://www.geocities.com/Athens/Atrium/2466/sermoes.html?200716#obras

Sem comentários:

Historie del S.D. Fernando Colombo - Fernando Colón

Colón , Fernando; Ulloa , Alfonso de; Pané , Ramón  - Historie del S.D. Fernando Colombo; : nelle quali s'ha particolare, & v...