segunda-feira, março 30, 2009

«Biblioteca Genealógica de Lisboa»

Biblioteca Genealógica de Lisboa

A Biblioteca abriu as suas portas ao público no dia 12 de Junho de 2006 tendo como principal objectivo disponibilizar ao crescente número de interessados na Genealogia as obras de referência. Mas não pretende ser um simples depósito de obras para consulta. É também seu objectivo, constituir-se como um novo instrumento de auxilio para os investigadores, através da base de dados do site.

Site

Na base de dados da BGL estão identificadas e pesquisáveis, por tema, título ou autor, não só todas as obras que constituem o acervo da BGL (disponíveis) mas também milhares de outras que possam ser consultadas noutras bibliotecas (pesquisáveis). Esta base de dados permite também pesquisar, por nome próprio ou por apelido familiar, as obras que os refiram, constituindo-se assim como um instrumento bibliográfico de referência na área da Genealogia.

Autores

Nesta área, procurar-se-á elencar todas as obras publicadas, escritas, dirigidas ou coordenadas por autor, enriquecendo essa informação, sempre que possivel, com dados biográficos e genealógicos.

Famílias e Pessoas

Para cada família ou apelido, indicar-se-ão os títulos de obras, volumes e páginas onde determinado Apelido ou Família seja tratada em trabalhos publicados, sejam livros, revistas ou artigos. O mesmo princípio se aplicará a nomes de Pessoas, Cargos e Títulos, Casas, Locais e Instituições.


Noticias

Neste secção será disponbilizada a lista das novas incorporações da BGL, seja por oferta, seja por compra, e procurar-se-á ir dando conta de noticias que sejam do interesse para os genealogistas.

Actividades

A actividade mais visível desenvolvida na Biblioteca Genealógica de Lisboa é seguramente a manutenção diária do Portal de Genealogia Geneall, sendo o acervo da Biblioteca a fonte fundamental dos dados disponbilizados no portal. Outras iniciativas estão previstas e delas se dará conta na página das notícias.

Acesso

Situada na Calçada Marquês de Abrantes, nome emblemático da Genealogia portuguesa, pelo labor de D. Luis Gonzaga de Lancastre e Tavora, 10º marquês de Abrantes, a Biblioteca é privada, dispõe de 8 lugares para consulta e o acesso é livre.
In: http://www.bgl.org.pt/
Nota do Blogue: Desconhecia a existência desta biblioteca. Possui mais de 10000 obras, algumas das quais raras e muito úteis para aqueles que se dedicam ao estudo da genealogia.
Biblioteca Genealógica de Lisboa
Cç. Marquês de Abrantes, 102
1200-720 Lisboa
Tel.: 213976311
Fax : 213976312
Horário:De 2ª a 6ª, das 14h00 às 18h00
Últimas 5ªs-feiras do mês, até às 24h00

PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA - Francisco de Andrade

Andrade , Francisco de - PRINCIPIOS DE GRAMMATICA PORTUGUEZA ,  Funchal: Typographia Nacional, 1844. https://archive.org/stream/pri...