361
ARTE DA CAVALARIA
ANDRADE, ANTONIO GALVÃO DE.- ARTE DA CAVALLARIA DE GINETA, E ESTARDIOTA, BOM PRIMOR DE FERRAR, & ALUEITARIA. DIVIDIDA EM TRES TRATADOS, QUE CONTEM VARIOS DISCURSOS, & EXPERIENCIAS NOVAS DESTA ARTE...- LISBOA: NA OFFICINA DE JOAM DA COSTA, 1678.- [16], 605 (ALIÁS 607)
P.: IL.; 29 CM.- E.
Primeiro tratado de cavalaria (ou equitação) publicado em Portugal, cujo autor (c. 1613-1689), natural de Vila Viçosa, foi comendador da Ordem de Cristo e estribeiro da Casa Real. A obra inclui, além de um retrato gravado do autor (oval envolta em motivos heráldicos e alegóricos),
20 gravuras a talhe-doce, das quais 15 de folha dupla ou desdobráveis, representando vários exercícios de gineta, diversos arreios e outros acessórios.
As gravuras apresentam a subscrição C. B. F. (Clemente Bilingue Fecit) e F. D. I. ou C. R. f. (Ernesto Soares [História],318) e correspondem exactamente à localização indicada no índice existente na oitava folha preliminar (**8). Erros de paginação no fólio KK6 (p. 393 e 394 em lugar de p. 395 e 396).
O exemplar, levemente aparado, mas limpo, apresenta as seguintes intervenções: retrato espelhado e restaurado (com pequenas falhas); duas gravuras restauradas: canhão nº 1 (antes da p. 49) e dois homens jogando as contoadas (antes da p. 357, com prejuízo da imagem); seis gravuras aparadas, três das quais com prejuízo da imagem; duas folhas remarginadas (E3 e O1);
O exemplar, levemente aparado, mas limpo, apresenta as seguintes intervenções: retrato espelhado e restaurado (com pequenas falhas); duas gravuras restauradas: canhão nº 1 (antes da p. 49) e dois homens jogando as contoadas (antes da p. 357, com prejuízo da imagem); seis gravuras aparadas, três das quais com prejuízo da imagem; duas folhas remarginadas (E3 e O1);
um rasgão restaurado no fólio Zz4; rosto com inscrição a lápis: Conde dos Arcos D. Nuno; segunda folha preliminar com pertence manuscrito: De João de Mello de Carvalho. Encadernação inteira de chagrin vermelho, assinada F.R.E.S.S. Lisboa (oficinas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva), com esquadria nos dois planos idênticos (roda com motivos cinegéticos), quartos de florões nos cantos, e armas de Portugal ao centro, inscritas em reserva de rosácea oval; casas fechadas a ouro na lombada e roda nas seixas. Samodães, 1342. Inocêncio, I, p. 147. Torrecilla, 255. BN (Séc. XVII), 177. Arouca, A 341.
€ 4.000 - 6.000
€ 4.000 - 6.000